DEULA-BRASIL OPORTUNIZANDO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PARA JOVENS NA ALEMANHA

 

Adm. Erlo Adolfo Endruweit *

 

A Associação DEULA Ijuí – DEULA-Brasil, fundada em 17 de novembro de 1995, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, vinculada através de convênio com a DEULA-Nienburg GmbH – Deutsche Lehranstalt für Agrartechnik, da Alemanha, que tem como Diretor Geral o Dr. Fritz Bründer.

A entidade é filiada a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e é mantida por 22 instituições dos mais diversos segmentos da comunidade do Estado do Rio Grande do Sul.

Dentro da filosofia das Escolas DEULA é que se realiza anualmente o Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores na Alemanha, em propriedades rurais no na Alemanha, dentro da linha proposta pela DEULA-Nienburg, para jovens de 18 a 28 anos.

Desde a sua fundação mais de 310 jovens já realizaram o seu aperfeiçoamento profissional na Alemanha, obtendo excelentes resultados para a sua vida profissional.

O Programa é realizado em propriedades do Norte da Alemanha, nas áreas da agricultura e pecuária pelo período de um ano, onde tem a oportunidade de realizar diversos cursos de aperfeiçoamento profissional na Alemanha.

Durante o período do Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores receberão uma ajuda de custo mensal. Além disso, terão apoio e assistência, inclusive seguro saúde da DEULA-Nienburg, da Alemanha.

Segundo depoimento do Dr. Peter Umber, Ex-Diretor da ZAV, da Alemanha, “o Programa que existe hoje entre a DEULA-Ijuí e DEULA-Nienburg é o melhor Programa deste genero que existe hoje naquele País“.

Segundo depoimento do Dr. Carlos Domingos Poletto, Presidente da COTRIJUÍ “este tipo de Aperfeiçoamento Profissional na Alemanha traz grandes benefícios para nossa região, Estado e País, uma vez que os mesmos servem como multiplicadores de conhecimento quando voltarem ao Brasil nas propriedades rurais onde irão atuar“.

 

* Presidente da Associação DEULA Ijuí