A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS


* Lissi Iria Bender Azambuja - lissi@unisc.br

Não se pretende aqui fazer uma apologia das línguas estrangeiras e nem de querer provar que uma é superior a outra, mas de tentar refletir um pouco sobre a importância do domínio de idiomas para a nossa formação humana e profissional.

Através da aprendizagem de um idioma, aprende-se muito mais do que o domínio de uma língua: amplia-se a capacidade de compreensão de mundo; desenvolve-se concomitantemente uma visão mais crítica, aprendendo a confrontar realidades; conhece-se outros modos de pensar e de viver e, naturalmente, desenvolve-se a criatividade e a inteligência.

No mundo, e especialmente em nosso país, estudar idiomas deixou de ser diletantismo de uns poucos privilegiados. Não se pode mais conceber uma vida acadêmica dissociada do conhecimento de idiomas. Deve fazer parte do processo de formação do estudante, pois que, através do estudo de línguas, ele compreenderá melhor o mundo e a si mesmo. Agregará valores a mais à sua formação humana e profissional. Terá acesso ao conhecimento produzido, dentro de sua área profissional, em outros países.

É também condição sine qua non para o aperfeiçoamento profissional fora de nosso país, seja sob forma de estudo no exterior, seja para cursar uma disciplina ou fazer estágio remunerado. Para intercâmbios culturais, ou mesmo para estudos de doutorado ou pós-doutorado, é imprescindível o domínio de mais idiomas.

A universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, através de sua Assessoria para Assuntos Internacionais vem intensificando convênios e intercâmbios com diversas universidades no exterior, que possibilitam a vinda de estudantes e professores de universidades estrangeiras a nossa universidade, bem como a ida de estudantes e professores nossos ao exterior. São portas que se abrem para os nossos acadêmicos, mas que, para tanto, necessitam ter domínio de línguas estrangeiras.

Poderíamos continuar elencando muitos outros motivos que justificam a importância do domínio de línguas. Gostaríamos, no entanto, de reforçar que língua é muito mais do que um meio de comunicação entre as pessoas. Numa língua se concentram os valores, as vivências e experiências acumuladas por um povo, através dos tempos. Aprender línguas significa ter acesso a este conhecimento produzido; é conhecer modos diferentes de relacionamento com a realidade e isto significa, com certeza, um enriquecimento do indivíduo, transformando-o em um ser humano capaz de agir e interagir positivamente para melhorar a sua própria qualidade de vida e a de sua comunidade.

* Professora e Coordenadora do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc.