Quinze anos do Programa de Prevenção do Câncer de Pele no Espírito Santo


Hoje vamos falar sobre os quinze anos do Programa de Prevenção do Câncer de Pele no Espírito Santo. Esse Câncer dermatológico que atinge exclusivamente os descendentes pomeranos no Espírito Santo. Que tornou o nosso estado Conhecido internacionalmente através páginas da Revista "Time" do Estados Unidos. Aliás, a única e última vez que o Espírito Santo apareceu nessa revista famosa em 1978.

O Câncer de pele, aqui também apelidado inteligentemente de "Câncer ecológico", ataca os descendentes pomeranos devido a sua clara e sensível pele. Aqui no clima tropical esse câncer tornou-se violento devido a intensidade dos raios ultravioletas, o grande desmatamento e o uso de agrotóxicos causando verdadeiras mutilações e muitas mortes. Muitos pareciam ter retornado de violentas guerras.

Faz quinze anos que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana junta com a Universidade Federal do Espírito Santo com apoio do Consulado Alemão criou um programa de prevenção do problema. O programa consiste em consultas, pequenas cirurgias e encaminhamentos para o Albergue em Vitória dos casos mais sérios e palestras nas principais comunidades atingidas uma vez por ano. Fazem parte do programa, médicos, estudantes universitários, lideranças, religiosos e voluntários.

Hoje comemoramos o resultado. Existe outra mentalidade e os descendentes germânicos capixabas vivem com mais saúde e mais alegria. Junto com a busca de sua identidade cultural resgatam a sua auto-estima e fazem parte da História do Espírito Santo com muito mais determinação.