A Presença Alemã no Norte do Espírito Santo


Hoje queremos destacar a presença alemã no Norte do Espírito Santo. Mas antes de tudo queremos dizer, Sílvio, como é importante a proposta de sua página na internet, quando você quer destacar justamente este tema. Quando recebemos a incumbência de auxilia-lo nesse projeto, com dados aqui de Vila Pavão, você nos desafiou a refletir essa questão. Acreditamos que assim você, Sílvio está dando uma importante contribuição à cultura e a história alemã e colocando esse conhecimento para o mundo virtual.

Aqui no norte a presença alemã não é tão percebida como na região Serrana do Espírito Santo. Mas alguns municípios como Vila Pavão, Pancas, Vila Valério, São Gabriel da Palha e Colatina a presença do imigrante germânico, especialmente o pomerano contribui muito na identidade deste povo.

Essa presença é notada principalmente através da Igreja Luterana, da pequena e diversificada propriedade agrícola, da língua pomerana ainda muito nativa, nas construções rurais, na culinária, nos bailes de concertina e outros eventos culturais.

Três destes 5 municípios conseguiram eleger prefeitos de descendência alemã e com um numero expressivo de vereadores de nossa descendência.

Não podemos comparar com outros municípios do Sul do Brasil, mas com certeza, alguns projetos de resgate cultural estão em andamento e outros encaminhados.

O programa AHAI, o Consulado da Alemanha no ES e o Pommerblad ajudam a refletir esses projetos e desafia políticos e empresários a torna-los cada vez mais concretos para o desenvolvimento da nossa comunidade, município, estado e do nosso país.

Jorge Kuster Jacob
Secretário de Cultura e Turismo de Vila Pavão, ES, e fundador do jornal Pommerblad.
Fale Conosco
ahai@brasilalemanhaonline.com.br