Colunistas
Ler é saber
Ivar Hartmann
O Grupo Editorial Sinos e o Centro Universitário FEEVALE, ambos de Novo Hamburgo, vão iniciar a campanha PROJETO LER É SABER da qual sou coordenador. Trata-se de incentivar a leitura entre os alunos das escolas de ensino fundamental dos Vales do rio dos Sinos, rio Paranhana e rio Caí. Isso significa trabalhar um universo de cerca de duzentas mil crianças para os benefícios do hábito da leitura que se refletirá depois nas competências de cada um, quando de suas atividades profissionais.
Quem lê sabe mais. Quem lê vive melhor. Quem lê tem melhores ferramentas para livrar-se do stress, do médico e do medicamento. Será um trabalho a desenvolver-se durante todo o ano de 2003, aberto a participação de todos os prefeitos e secretários municipais de educação do Estado interessados. Sem custo algum para o erário, as duas entidades nomeadas pretendem alavancar o hábito da leitura das crianças, concomitante com incentivar os adultos a continuar lendo ou aprender este bom costume.
Mensagens de divulgação com textos especialmente preparados serão inseridos nos jornais e rádios do Grupo Sinos e estarão abertos aos demais órgãos de imprensa, assim como a parte didática programada pela FEEVALE estará disponível aos interessados através de site a ser criado. Informações adicionais os interessados podem contatar com meu endereço de Internet.
Como leitura amena passo aos leitores um texto recebido:
Frases errôneas a que a gente já se acostumou: a) Planos ou projetos para o futuro. (Você conhece alguém que faz planos para o passado? Só se for o Michael J.Fox no filme "De volta para o Futuro"...) b) Criar empregos. (Ora, bolas, alguém consegue criar algo velho?) c) Habitat natural. (Todo habitat é natural; consulte um dicionário.) d) Prefeitura Municipal. (No Brasil, só existe prefeitura nos municípios. Aliás, ainda bem!) (e) Conviver junto. (É possível conviver separadamente?) f) Sua autobiografia (se é auto já é sua). g) Sorriso nos lábios (Já viu sorriso no umbigo?). h) Goteira no teto (No chão é impossível!).
ivarh@terra.com.br